Capitalismo e Socialismo

4 Flares 4 Flares ×

Capitalismo e Socialismo

Qual a razão de tantos amarem o socialismo e detestarem o capitalismo?

O capitalismo gera riqueza, mas não a distribui, enquanto o socialismo distribui a que existe. Se o país é pobre, distribui a pobreza. Em país algum do mundo o socialismo foi capaz de gerar riquezas.

Quando se pensa em capitalismo, pensa-se no capitalismo americano, grande gerador de riqueza, mas muito concentrador. O problema não é do sistema capitalista, mas da democracia americana.

A Suécia é um país capitalista, não tem grandes empresas estatais, taxa apenas 22% do lucro das empresas, mas que taxa muito as pessoas físicas, com alíquotas progressivas chegando a 57%. O total recolhido de impostos chega a 44%, um pouco acima do percentual brasileiro, mas oferece serviços de educação, saúde e apoio social que estão entre os melhores do mundo. A diferença do salario após tributação entre o presidente de uma empresa e um empregado de nível inferior é da ordem de 3 vezes apenas. Lá, o capitalismo funciona. Para conhecer melhor esse assunto, sugiro ler o excelente livro do Economista Paulo Rabello de Castro – O Mito do Governo Grátis.

O capitalismo não é o problema. Todo capitalismo é concentrador de renda e precisa vir acompanhado de um governo competente, como o sueco, para distribuir a riqueza A democracia americana é que está doente.

Aprendi muito sobre a democracia americana com um episódio que me foi contado por um deputado brasileiro que, em viagem aos USA, ligou para um amigo, deputado pela Flórida, para marcar um encontro. O americano lhe disse que ia tirar férias de 30 dias fora do país. O brasileiro ficou espantado, pois as eleições americanas ocorreriam em 60 dias.

Como você pode sair de férias? E sua campanha eleitoral? O americano lhe explicou que o problema era de seus patrocinadores, os plantadores de laranja da Flórida. Ele voltaria 30 dias antes das eleições para aparecer em comerciais de TV.

Porém, para defender as laranjas, o deputado tem que fazer parceria com deputados de estados diferentes, que defendem outros interesses comerciais. Teria que apoiar, por exemplo, os interesses do aço, do setor armamentista e outros para poder, quando precisasse de apoio para as laranjas, conseguir votos. O interesse do povo fica subordinado aos interesses empresariais.

Senti na pele esse drama quando era presidente da CSN – Cia. Siderúrgica Nacional. O preço do nosso aço era um dos menores do mundo, e a indústria americana nunca poderia competir conosco, mas era vergonhosamente protegida exatamente no país que dizia defender o livre-comércio internacional.

O capitalismo gera riqueza, mas concentra renda. O socialismo distribui a pobreza. A Suécia tem o sistema ideal: capitalismo mais democracia com governo competente e honesto que sabe taxar as pessoas físicas, não as empresas, e distribuir a renda com programas sociais de educação e saúde de primeiro mundo. Meus artigos – Males do socialismo – Capitalismo no Brasil – Socialismo?  expandem o assunto e explicam como nosso sistema educacional vende o socialismo para os jovens.

O capitalismo é o melhor sistema para criar riquezas, mas precisa vir acoplado a um governo sério e competente para distribuir essa riqueza.

Você concorda?

Deixe, por favor, sua opinião, observações e sugestões clicando em comentários no canto superior esquerdo desse artigo, logo abaixo do título.

Agradeço sua participação.

Roberto Lima Netto, Ph.D., Economic Systems Planning, Stanford University

2 ideias sobre “Capitalismo e Socialismo

  1. ricardo belotti

    O Preço da Desigualdade – Stiglitz
    A economia da Desigualdade – Piketti
    Desiguladdade – Anthony Atkinson

    Colocam esta questão de forma bem elaborada ….

    E reproduzo aqui minha conversa com CTGL sobre o tema…

    Muito curiosa essa comparação (ver arquivo abaixo): desigualdade entre os países (Milanovic) e dentro do países. Dá para refletir
    Abraços
    Carlos Thomaz
    http://qz.com/119897/is-income-inequality-greater-within-countries-or-between-them/

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *