Ética Política

5 Flares 5 Flares ×

Ética Política

A ética política, que vinha passando por mudanças graduais, lentas e nem sempre positivas, vai mudar drasticamente com a Lavajato.

No passado, já tivemos um episódio de assassinato no Senado. O Senador Arnon de Mello, pai do Collor, atirou, dentro do recinto do Senado, em outro senador, e atingiu mortalmente um que nada tinha com a briga. Foi punido? Foi preso? Nada disso aconteceu. Eram tempos de vale-tudo não admissíveis hoje.

Porém, no governo do PT – Lula e Dilma – essa melhora da ética, ainda que muito lenta, sofreu um forte retrocesso. Como resultado, políticos corruptos, com mais dinheiro em suas campanhas, começaram a dominar o Congresso. Um exemplo é o Eduardo Cunha, que deriva sua força por ter financiado campanhas eleitorais de diversos deputados. E dinheiro ajuda muito em uma eleição.

Após a Lavajato, poderemos esperar um comportamento mais ético de nossos políticos que resistirem ao terremoto da Lavajato. Graças a ela, a ética política vai mudar. É uma pena que o STF não esteja julgando com mais velocidade os casos de políticos com foro privilegiado. Será que o Lula tem razão quando diz que os Ministros do STF estão acovardados? Será esse o motivo que ele e a Dilma tudo faziam para evitar que Lula caísse na jurisdição do Juiz Moro?

E não acusem o foro privilegiado. Jader Barbalho (Pará) e Eduardo Azeredo (MG) pediram demissåõ dos seus mandatos de senadores para serem julgados na primeira instância de seus estados, e estão livres até hoje, esperando um possível decurso de prazo. Já escrevi sobre o foro privilegiado no artigo . Foro Privilegiado – Bom ou Ruim? 

Será que o STF vai deixar os políticos corruptos escaparem? Não acredito, acho apenas que o STF esteja sendo cuidadoso; prefiro esperar para fazer meu julgamento. Se necessário, vamos para as ruas para evitar o desmonte da Lavajato.

Você concorda?

Deixe, por favor, sua opinião, observações e sugestões clicando em comentários no canto superior esquerdo desse artigo, logo abaixo do título.

Agradeço sua participação.

Roberto Lima Netto, Ph.D., Economic Systems Planning, Stanford University.

2 ideias sobre “Ética Política

  1. Alberto Ortenblad

    Vale lembrar que o ritmo, a cautela e a conduta do Judiciário, um poder sujeito ao formalismo, carecem da dinâmica muitas vezes necessária na vida da sociedade. Para mim não será surpresa se alguns dos corruptos – principalmente políticos – conseguirem escapar imunes. Mas, sem sombra de dúvida, o Judiciário (não o governo, a economia, o esporte) é hoje nossa esperança de um Brasil melhor.

    Responder
    1. Gilsy Procopio

      Concordo.O judiciário é que está agindo e precisa agir.Sem ele :nada.Realmente dá uma sensação de : o que vai acontecer? Mas espero que seja o momento de acontecer o melhor.Estes comportamentos estão sendo checados no país através da televisão, e as classes sociais estão cobrando muito e,já estão se politizando muito bem. Muito foi prometido na época de Lula e houve mudanças.As classes têm noção de que pode ser melhor.O problema é que os políticos também têm que tomar consciência.Espero que aconteça.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *